Blog

Como manter a segurança das crianças na quadra da escola


Toda escola necessita de um espaço apropriado para a prática da famosa Educação Física. Por ser um lugar utilizado frequentemente, é preciso manter a segurança das crianças na quadra da escola. 

O esporte é parte essencial da infância e deve estar dentro das escolas. E como todos nós sabemos, é na quadra que as crianças liberam toda a energia guardada das aulas. E com isso, acidentes se tornam comuns, mas há diversas formas de evitá-los e garantir o bem estar das crianças.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a manter a segurança das crianças na quadra da escola. Boa leitura!

Dicas para a segurança das crianças na quadra da escola

1. Professores preparados

O primeiro passo para garantir a segurança das crianças na quadra da escola é ter professores qualificados. Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas escolas negligenciam o ensino do esporte. Isso pode ser visto em escolas que liberam o uso da quadra durante o intervalo, sem a supervisão de professores, aumentando ainda mais as chances de lesões. 

Além dos professores estarem sempre atentos aos alunos, uma boa alternativa é a contratação de um auxiliar. Para turmas grandes pode ficar difícil apenas um professor ter o controle de todos os alunos, por isso essa dica vale a pena e deve ser considerada.

Estabelecer regras para o uso da quadra, e principalmente proibir o uso sem supervisão, são essenciais para a segurança das crianças.

2. Manutenção em dia

Uma quadra segura é uma quadra sem problemas. Não é novidade que uma quadra com problemas coloca a segurança de quem a usa em risco. Vamos dar um exemplo um pouco mais extremo: quadras com grandes rachaduras.

Já imaginou uma criança usando uma quadra com uma rachadura? As quedas serão inevitáveis. Para não deixar a sua quadra chegar a esse nível de estrago, as manutenções são essenciais. 

No recesso escolar é o momento ideal para deixar a quadra novinha em folha para a volta dos alunos. Mas é preciso estar sempre atento a sinais de desgastes!

Além do piso, é preciso estar atento aos outros equipamentos esportivos, como as traves, tabelas e redes. Por esses equipamentos estarem sempre em contato com as crianças, devem estar sempre em boas condições.

3. Redes de proteção

Nada melhor do que redes de proteção para manter a segurança das crianças na quadra da escola! Muitos abrem mão das redes na hora de construir uma quadra, mas além da segurança, elas garantem o conforto de quem a usa.

A principal função das redes é evitar que a bola e outros acessórios saiam da quadra. Afinal, não é legal ter que parar a aula para alguém buscar a bola, né? 

Para a instalação ou manutenção da rede, aproveite as férias escolares e renove a quadra da sua escola. 

4. Piso antiderrapante

Uma das reclamações dos alunos é a quadra da escola ser escorregadia! E essa reclamação tem motivo! Quadras sem um piso antiderrapante atrapalham o desempenho de quem a usa, além de aumentar as chances de quedas.

Para manter a segurança das crianças na quadra da escola o piso antiderrapante é essencial. Além dessa característica, outros fatores são importantes em uma quadra escolar, como a absorção de impacto. 

A segurança deve ser prioridade quando se trata de crianças! Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado. Estamos sempre publicando conteúdos como esses em nossas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram, confere lá!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail