Blog

Como incentivar crianças a praticar esportes


Nós vivemos em um país onde o esporte é considerado uma das paixões nacionais. Desde pequenas, muitas crianças praticam esportes diversos, seja para seguir o caminho de atletas ou simplesmente para se divertir e manter hábitos saudáveis. Da mesma forma, incentivar crianças a praticar esportes é o sonho de muitos papais e mamães.

Se você faz parte desse grupo mas não sabe muito bem como trazer esse incentivo para dentro de casa, não se preocupe! Neste texto, a Altipisos te dá algumas dicas a respeito do que você pode fazer para incentivar crianças a praticar esportes.

Na sequência, você poderá acompanhar 4 dicas — e todas elas podem ser exercidas para favorecer a prática de esportes dos seus filhos. Continue a leitura e confira!

4 dicas para incentivar crianças a praticar esportes

1. Apresente diferentes opções de esportes

O Brasil é popularmente conhecido como o país do futebol. Não existem dúvidas de que este é o maior esporte por aqui — e o preferido de uma enorme parcela da população. Mas isso não quer dizer que seu filho irá querer praticá-lo. Muitas vezes, ele pode conhecer algum outro esporte, se apaixonar por ele e escolhê-lo como atividade para praticar.

Por isso, é importante apresentar opções variadas. Além do futebol, você pode apresentar o handebol, o basquete, o vôlei (que também é muito forte no Brasil), o tênis e muitos outros.

2. Deixe que a criança siga suas preferências

Depois que a criança for exposta aos diferentes esportes, com certeza ela irá preferir algum deles. Mesmo que esse não seja o seu favorito, é necessário dar a liberdade para que ela escolha o que mais goste. Se você realmente quer incentivar crianças a praticar esportes, o incentivo a algo que ela realmente tenha interesse tem muito mais chances de funcionar.

3. Incentive também o interesse pelo esporte

Para que a criança chegue ao ponto de querer praticar um esporte, muito antes disso ela deve ser familiarizada com ele e gostar de tudo que o envolve. Por isso, um ponto essencial é incentivar não apenas a prática, como também o interesse pelo esporte de uma forma geral.

Sempre que um jogo estiver passando na TV, convide seu filho para assistir com você. Se for o caso, explique as regras, mostre o que está acontecendo e converse sobre o esporte. Quem decide praticar um esporte o faz por gostar da atividade, e essa é a melhor forma de despertar o interesse.

4. Não pressione

Por fim, temos um ponto que não pode deixar de ser citado. Por mais que você tenha vontade de incentivar crianças a praticar esportes, muitas vezes pode ser que ela simplesmente não tenha interesse. Às vezes por não querer praticar e outras apenas por não gostar muito de esportes.

Se este for o caso, você não deve pressionar. No final das contas, a prática de esportes deve ser algo prazeroso, uma atividade divertida que traga satisfação para quem a exerce. Se o seu filho não estiver com vontade, forçá-lo não será uma boa ideia.

E você, já sabia como incentivar crianças a praticar esportes? Curtiu o texto? Se tiver gostado e quiser receber mais, não deixe de acompanhar a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail