Blog

Como adequar seu espaço com uma mini quadra?


A falta de espaço costuma ser limitante, impedindo que muitos dos nossos desejos sejam concretizados. Construir um espaço de lazer em casa é, muitas vezes, impossível devido a isto. Mas, e se te falássemos que existe uma forma de criar um local divertido mesmo em um quintal pequeno? Conheça a mini quadra!

As mini quadras são a melhor opção para espaços pequenos. Elas unem todas as características de uma quadra esportiva, só que de forma reduzida. Conheça no texto a seguir mais sobre a mini quadra e como adequar o seu espaço para uma. Boa leitura!

O que é uma mini quadra?

Pelo seu nome já dá para entender o que é uma mini quadra, né? Ela se caracteriza por ser uma versão de tamanho reduzido de uma quadra esportiva tradicional. As mini quadras não possuem dimensões específicas, mas sim, se adequam ao espaço disponível.

Portanto, quem faz a mini quadra é o seu espaço. Esta é a grande vantagem dela, já que, mesmo em locais pequenos, é possível construir uma que se adapte a ele.

Este tipo de quadra pode ser aquelas feitas para crianças pequenas, ou seja, com tudo reduzido. Neste caso, tanto o tamanho da quadra, quanto das traves são pequenos. Aliás, o que define o tamanho dos equipamentos esportivos (trave, tabela, entre outros) é o tamanho da quadra.

Há casos onde a quadra é especificamente para crianças pequenas — mesmo que haja espaço o suficiente para quadras maiores. Dessa forma, a quadra é propositalmente pequena, especialmente para a diversão dos pequenos.

Transforme o seu quintal em uma mini quadra

Se você busca uma alternativa para ter uma área de lazer em casa, mesmo com pouco espaço, vamos explicar como é possível adequar o seu espaço para uma mini quadra.

1. O espaço é suficiente?

Ok! Uma mini quadra é ideal para espaços pequenos. Mas quão pequenos? Essa resposta depende de quem irá utilizar a quadra. Se ela for para as crianças pequenas, o espaço reduzido não é um problema. 

Mas, para os adultos que querem adequar o seu espaço para uma mini quadra, o espaço importa, e muito. Afinal, fica difícil praticar qualquer esporte se a mobilidade é limitada pela quadra pequena demais. 

Portanto, é preciso considerar o público que irá utilizar a quadra, já que isso influencia no seu tamanho

2. Escolhendo o piso

Depois de definir o tamanho da sua mini quadra, a escolha do piso é muito importante, já que, além de impactar no uso, faz toda a diferença na estética do local. Por ela estar, na maioria das vezes, no quintal de uma casa, é recomendável escolher um piso com fácil manutenção. Afinal, não há equipe de um condomínio para auxiliar na manutenção da quadra.

Outra característica presente no piso ideal é a resistência ao clima. Nisto se inclui a proteção contra raios solares e a permeabilidade, por exemplo. A permeabilidade, aliás, é um ponto importantíssimo a ser considerado. Ela é a capacidade do piso de não acumular água na sua superfície. 

Há diversas outras características que tornam o piso o ideal para sua quadra, sendo as citadas aqui, as mais importantes para uma mini quadra.

3. Equipamento esportivos

Os equipamentos esportivos de uma mini quadra precisam de uma atenção especial. Por complementarem uma quadra de tamanho reduzido, eles devem acompanhar as suas dimensões.

Portanto, após definir o tamanho da quadra, escolha os equipamentos de acordo com ela. O ideal é que a quadra tenha, pelo menos, as traves. E não esqueça da marcação no piso!

E aí, gostou de saber que há sim como trazer o lazer mesmo para espaços pequenos? Para receber outros conteúdos como este, não deixe de conferir nossas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail