Blog

Saiba um pouco mais a respeito da instalação do piso modular


Não é novidade para ninguém que nós estejamos falando sobre o piso modular. Ele é, afinal, nosso principal produto — no qual somos absolutamente especialistas. Tudo isso sem falar, é claro, das inúmeras vantagens que oferece. Neste texto, porém, nós tratamos de um assunto um pouco mais específico: a instalação do piso modular.

Nós já mostramos em outros textos que a instalação do piso modular é uma de suas vantagens, pois ela é rápida e não deixa nenhum tipo de detrito no local após o serviço. Por outro lado, aqui você poderá saber mais detalhes a respeito do processo, incluindo a base, os encaixes, os acessórios e as demarcações.

Confira tudo na sequência!

Características básicas da instalação do piso modular

Como citamos na introdução, apenas o básico da instalação do piso modular já faz ele ser uma alternativa muito interessante para quem se incomoda com reformas. Diferente do que acontece com o piso de madeira e de concreto, o piso modular é instalado rapidamente e sem nenhuma necessidade dos famosos e incômodos quebra-quebras.

Basicamente, enquanto outros pisos exigem uma interdição (que, dependendo do caso, pode ser até de semanas), o piso modular não. Em questão de horas, ele fica pronto, de modo que os atletas que utilizam a quadra antes podem voltar usá-la no mesmo dia. Quando falamos em evitar transtornos, nada se compara à instalação do piso modular.

Indo além: outros detalhes da instalação do piso modular

No entanto, para que esse processo possa ocorrer, a instalação leva alguns detalhes em conta. Acompanhe:

Base

Assim como outros tipos de revestimento, o piso modular precisa de uma base para ficar abaixo dele. Na maioria dos casos, basta um simples piso de cimento nivelado para que o piso seja recebido com sucesso.

É importante ressaltar a nivelação. A base precisa estar reta para receber o piso modular. Caso contrário, deve-se nivelá-la primeiro.

Encaixes

Como você sabe, o piso modular é composto por várias placas (os módulos) que se encaixam para formar o piso. Não basta utilizar qualquer pedaço de plástico polipropileno; ele deve ser feito com os encaixes machos e fêmeas, de modo que o encaixe ocorra corretamente.

Quanto a irregularidades, como pilares, e ao tamanho da quadra, é possível também que os instaladores serrem pequenos pedaços para que o piso se adapte ao local.

Acessórios

Depois de instalado, o piso modular cria um certo relevo, isto é, ele fica um pouco mais alto que o nível normal do ambiente. Para evitar que a quadra não seja totalmente acessível, um acessório instalado junto com o piso é uma pequena rampa lateral. Ela fica nas extremidades do piso modular, permitindo que o acesso a quadra seja fácil para todos. 

Demarcações

Um último detalhe a respeito da instalação do piso modular é a demarcação. Em quadras com piso de concreto ou de madeira, as marcas que indicam os limites da quadra são feitas com tinta ou uma fita que adere ao piso.

No piso modular, isso não muda. Utiliza-se um tipo especial de tinta para delimitar as linhas dos esportes.

E você, o que achou desses detalhes da instalação do piso modular? Se tiver gostado do texto e quiser mais informações interessantes, não deixe de nos acompanhar! Você pode encontrar a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail