Blog

Saiba como fazer um projeto de quadra esportiva


As quadras esportivas estão presentes em escolas, condomínios e em locais públicos, como praças. A construção de uma quadra proporciona um local apropriado para a prática de esportes. Para isto, é necessário a elaboração de um projeto de quadra esportiva, que deve levar em consideração alguns aspectos.

A Altipisos, especialista em engenharia esportiva, preparou este texto com algumas recomendações para a construção de uma quadra. Além de entender como funciona a criação de um projeto de quadra esportiva, vamos falar sobre a importância dele e como podemos te ajudar neste processo. Confira a seguir como garantir a excelência na construção da sua quadra, boa leitura! 

Como elaborar o projeto de quadra esportiva?

O projeto de quadra esportiva diz respeito ao planejamento da construção de uma quadra. Alguns aspectos básicos devem ser considerados ao planejar o projeto, já que ele irá direcionar a execução da obra. Conheça abaixo os principais deles:

1. Dimensões

Ao elaborar o projeto de quadra esportiva para a sua construção, o primeiro aspecto a ser considerado são as dimensões da quadra. O tamanho de uma quadra depende, entre outros fatores, da modalidade esportiva escolhida. Afinal, cada esporte exige um tamanho único de quadra. O futsal, por exemplo, exige uma quadra de, no mínimo, 44 metros de comprimento e 22 metros de largura.

O espaço reservado para a quadra no condomínio ou escola também implica nas dimensões. Para os locais com pouco espaço, as mini quadras são uma ótima alternativa.

Aqui, o projeto de quadra esportiva se torna ainda mais essencial. Cada espaço tem suas características próprias, e, com planejamento, é possível adaptar o local para o recebimento de uma quadra.

2. Piso

Um ponto que deve ser considerado no planejamento de um projeto de quadra esportiva é o seu piso. Afinal, ele é a parte mais importante de uma quadra. Se ela for feita para a prática de um esporte específico, escolher o piso ideal se torna ainda mais importante. 

Outro fator que impacta na escolha do piso para sua quadra é a sua localização. Um piso para uma quadra interna não deve ser o mesmo para a externa. Isto porque, as quadras externas, que não são cobertas, sofrem com os impactos do clima, principalmente com a chuva. 

O ideal é escolher um piso que atende diversos esportes e possui uma opção para áreas externas e internas. Durante a elaboração do projeto de quadra esportiva, não tenha pressa ao escolher o piso ideal, já que isto impacta diretamente no seu uso.

3. Equipamentos

Além do piso, os equipamentos esportivos também são parte importante de uma quadra. Um projeto de quadra esportiva, assim como garantir a qualidade da quadra, serve para medir os custos. Construir uma quadra esportiva demanda um investimento e toda escolha deve ser feita com um orçamento em mente. 

Para escolher os equipamentos que irão complementar a quadra é preciso considerar o esporte que será praticado nela. 

Outros complementos que devem estar incluídos no projeto de quadra esportiva são a iluminação e redes, como o alambrado. 

Quem deve elaborar o projeto?

Construir uma quadra esportiva não é nada fácil. Acima, listamos apenas algumas das considerações que devem ser feitas, ou seja, o que deve ser pensado antes de construir a quadra. Questões mais complexas, como o terreno, a umidade e a impermeabilização do solo devem ser pensados por especialistas, como um engenheiro. 

Para ter sucesso na construção da sua quadra esportiva, não deixe de contar com uma ajuda especializada. E para isso, nada melhor do que uma empresa que entende do assunto e possui anos de experiência! Te convidamos para conhecer a Altipisos!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre como funciona o planejamento de um projeto de quadra esportiva? Se você precisa de uma ajuda especializada, confira o nosso site e fale conosco quando quiser. Estamos aguardando o seu contato

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail