Blog

Quais são as demarcações de uma quadra?


As demarcações de uma quadra são essenciais para o funcionamento de todos os esportes de quadra. Elas servem para limitar e ditar diversas regras e por isso são tão essenciais. Ao ter uma, é preciso ficar atento às medidas corretas. Caso contrário, esses erros podem atrapalhar os jogadores.

Impex sb-650 home gym manuals, user guides and other documents insulin dosage bodybuilding proform power incline t80 home weight system manuals, user guides and other materials.

Essas linhas são importantes tanto para quem está pensando em adquirir uma quadra, quanto para os jogadores iniciantes. Por isso, no texto a seguir vamos abordar as demarcações de uma quadra de esportes. Confira!

Principais demarcações de uma quadra

1. Futsal

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é um dos esportes mais jogados. Apesar das suas semelhanças com o futebol de campo, este esporte tem suas características bem definidas. Entre essas características estão as demarcações de uma quadra de futsal. 

A quadra retangular do futsal não tem um tamanho definido. Ela pode variar entre 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 22 metros de largura. Ela também varia de acordo com a idade dos jogadores.

Oficialmente, deve ter no mínimo 20 metros de comprimento e 40 de largura para competições oficiais. 

As demarcações do futsal são cinco: a linha central, linha laterais e de meta, área de penalidade e substituições. A área de penalidade é um semicírculo, com um raio de 6 metros da trave. 

O centro da quadra é definido pela linha horizontal que a divide em dois. No meio dessa linha está o pequeno círculo, que é onde a bola fica no início do jogo. Ainda há o círculo central, com um raio de 3 metros da linha central.  

2. Vôlei

A quadra de vôlei deve ter oficialmente 9 metros de largura e 18 metros de comprimento. Isso, sem contar com áreas de escape de laterais e fundos. A linha central, que a divide, deve ficar abaixo da rede.

As linhas de ataque devem ter uma distância de 3 metros da linha central. Todas as linhas devem ter no mínimo 5 centímetros de largura. 

3. Handebol 

Oficialmente a quadra de handebol deve ter 50 metros de comprimento e 20 metros de largura. A área de gol em frente a trave deve ter uma linha de três metros, que delimita a área em que o goleiro pode circular. 

A linha de tiro livre deve ser tracejada e ter 9 metros a partir da linha de baliza, a linha que circula toda a quadra. A marcação de 7 metros, fica a 7 metros da linha de fundo, sendo apenas uma pequena linha, que marca o local onde o jogador que vai marcar a falta deve ficar.

4. Basquete

O padrão oficial das quadras de basquete diz que as demarcações devem ter 28 metros de comprimento e 15 de largura. O círculo central, presente no centro da quadra, deve ter cerca de 3,5 metros

A linha de três pontos, muito importante no esporte, deve ter cerca de 6 metros de comprimento, desde a linha de fundo. Dentro dela, há ainda a linha de lance livre, que deve ter 4,6 metros de comprimento. Essa medida é contada a partir da tabela de basquete.

As demarcações de uma quadra são essenciais para os esportes e devem seguir um um padrão correto. Se você pretende ou já adquiriu uma quadra esportiva e quer deixá-la mais profissional ainda, a Altipisos pode te ajudar. A empresa é especialista em engenharia esportiva e sabe deixar a sua quadra do jeito certo. 

Confira em nosso site mais informações sobre a pintura esportiva e transforme a sua quadra! 

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail