Blog

O que saber para instalar um parquinho externo


Muitos espaços que resolvem instalar um playground para as crianças que os frequentam, desde as escolas e clubes até os condomínios, optam por um parquinho externo. Em alguns dos casos, eles realmente se mostram a melhor alternativa, visto que o espaço interno nem sempre tem a capacidade de suportar a estrutura de um playground infantil.

E já que o parquinho externo é a preferência e o mais adequado para a maioria, a Altipisos preparou todo um texto sobre o assunto. Na sequência, nós mostramos o que você precisa saber para realizar a instalação de um parquinho externo sem maiores problemas, fazendo a instalação ser tranquila e o espaço melhor aproveitado pelas crianças.

Se você quer saber as informações básicas para instalar um parquinho externo, continue a leitura do texto abaixo e confira!

Dicas para instalar um parquinho externo

Brinquedos com o material mais adequado

A primeira dica de instalação de um parquinho externo que nós trouxemos diz respeito ao que há de mais importante em qualquer playground: os brinquedos presentes nele. Por ficar em uma área externa do local, é inegável que o parquinho irá sofrer mais com as influências da natureza, incluindo a luz do sol, a água da chuva e a sujeira trazida pelo vento; tudo isso sem contar a umidade de alguns dos dias.

Quando falamos em brinquedos de madeira, é seguro dizer que o material sofrerá mais com todas essas mudanças de clima e temperatura, podendo durar bem menos que o planejado e, consequentemente, aumentar os gastos com manutenções inicialmente desnecessárias. Além disso, a madeira pode soltar farpas, correndo o risco de machucar as crianças que estiverem brincando no ambiente.

Outro material que costumamos ver em brinquedos de playground é o ferro. Porém, mesmo que ele seja uma opção interessante para um parque interno, no parquinho externo ele não é tão bom assim. Isso porque, como já citamos, o espaço será constantemente afetado pela luz solar — o que esquenta muito o ferro e potencialmente também machuca as crianças.

Levando tudo isso em consideração, é seguro dizer que a melhor alternativa para o material dos brinquedos de um parquinho externo é a madeira plástica. Ela anula os riscos que são uma realidade dos materiais anteriores e ainda apresenta benefícios únicos. As principais vantagens da madeira plástica são a maior resistência, a menor incidência de manutenção e a produção com material ecológico, não sendo agressiva ao meio ambiente.

Melhor alternativa de piso

Por fim, o outro fator que deve ser levado em consideração, sendo tão importante quanto o próprio material dos brinquedos, é o piso utilizado. Afinal, é ele o responsável pela absorção de impactos. Quando consideramos que crianças sempre correm quando brincam, ter uma boa absorção se mostra ainda mais importante.

Sendo assim, não existe alternativa mais interessante que o piso modular. Muito usado em quadras esportivas, ele tem a alta absorção de impactos como uma de suas características principais. Além disso, ele é muito mais confortável que a muito utilizada areia, por exemplo, que entra nos calçados e incomoda as crianças.

Mais um ponto de destaque do piso modular para um parquinho externo é a fácil instalação, sendo possível realizá-la em até 2 dias e sem precisar interditar todo o local. Destacamos também a garantia de 10 anos e a durabilidade de até 20 anos do piso, ou seja, para quem quer custo benefício e um material de primeira linha, este é o mais indicado para a área do playground.

E estes são os principais pontos que você precisa saber para instalar um parquinho externo. Tendo essas dicas em mente, você já pode proporcionar o melhor espaço possível para as crianças que frequentam seu espaço! Se quiser continuar recebendo mais conteúdo como este, acompanhe a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail