Blog

8 curiosidades sobre voleibol que você (provavelmente) não sabia


As nossas curiosidades sobre voleibol irão te ajudar a conhecer mais sobre esse esporte e quem sabe convencer você a jogá-lo. O vôlei é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, ficando somente atrás do queridinho do país, o futebol.

Se você gosta de esportes e quer conhecer um pouco mais sobre o voleibol, esse texto é para você. Confira a seguir as 8 curiosidades sobre voleibol que a Altipisos separou para você!

8 curiosidades sobre voleibol

1. História do esporte

A primeira das nossas curiosidades sobre voleibol tem que ser sobre a sua história, é claro. O vôlei nasceu nos Estados Unidos, em 1895, criado por um professor de educação física, William George Morgan, que na época era chefe de uma associação cristã em Massachusetts.

Impex tr-2 home gym manuals, user guides and other documents ultima enan for sale in california gym in villers-cotterêts, intercommunal swimming pool – (aisne).

Ele planejava criar um esporte que não tivesse muito contato entre os jogadores e pouco impacto, causando poucas lesões

2. O primeiro nome do esporte

Inicialmente, o voleibol era chamado de ‘’mintonette’’ pelo seu criador. Esse nome se deve ao fato de que o esporte foi inspirado em outro esporte chamado ‘’badminton’’, que se assemelha muito ao tênis.

Depois passou a ser chamado de volleyball, o seu nome em inglês, que é usado atualmente.

3. Esporte olímpico

O voleibol se tornou oficialmente um esporte olímpico em 1962. Teve sua primeira participação em 1964, nas olimpíadas, que aconteceu em Tóquio, no Japão. Quando foi introduzido nas olimpíadas, apenas 10 países possuíam times desse esporte, incluindo o Brasil.

Nessa olimpíada, os países vencedores nesse esporte foram a União Soviética, com seu time masculino. Já na modalidade feminina, o Japão foi o grande vencedor. 

4. A partida mais longa

A próxima curiosidade da nossa lista de curiosidades sobre voleibol é em relação a partida mais longa da história do esporte. 

Na final das olimpíadas de 1976, os times da Polônia e União Soviética disputaram durante 4 horas e 36 minutos. No final, os grandes vencedores dessa partida cansativa foi o time da Polônia.

5. Saltos

Uma das principais características do voleibol são os saltos que os jogadores dão, que têm diversas funções no esporte. Você sabia que a média de saltos realizados por um jogador durante uma partida de vôlei é de 60 a 100 saltos? É por isso que os jogadores devem estar preparados para treinar e fortalecer essa região, já que os saltos são essenciais nesse esporte.

6. Superstições

Todos os jogadores, de qualquer esporte, costumam acreditar e seguir algumas superstições, e no vôlei isso não é diferente. O jogador brasileiro Evandro Guerra costuma usar o mesmo uniforme em todas as partidas que ganha, mas assim que perde, troca para outro. A dupla campeã olímpica Maria Elisa e Carol Solberg tem algumas superstições, uma delas é utilizar um penteado específico para as partidas importantes.

7. Treina todos os músculos do corpo

Entrando na nossa lista de curiosidades sobre voleibol, uma curiosidade peculiar. O vôlei é um dos poucos esportes que treinam todos os músculos do corpo! Isso se deve ao fato do funcionamento do esporte. Além disso, ele é conhecido como um dos esportes que menos cansam o jogador.

8. Torcedor profissional

Você sabia que existe o cargo de torcedor? Tecnicamente sim, e em vários esportes. A pessoa escolhida é paga para assistir ao jogo e distribuir camisas e bonés para os outros torcedores. Além de, é claro, animar a torcida durante as partidas.


Gostou das curiosidades que a Altipisos trouxe para você nesse texto? Se sim, não deixe de conferir as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para não perder nossos conteúdos.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail