Blog

4 cuidados que você deve ter antes de praticar esportes


A prática de esportes é algo que, além de promover diversão e integração, faz muito bem à saúde. No entanto, estamos tratando de exercícios. Para que nada de ruim aconteça e para que a integridade física dos envolvidos seja garantida, é essencial que cuidados específicos sejam tomados antes de praticar esportes.

E o texto que a Altipisos preparou hoje trata justamente sobre este assunto. Na sequência, você poderá acompanhar uma lista contendo 4 cuidados que devem ser tomados antes de praticar esportes. Esses cuidados incluem desde preparação física até escolha do local em que a prática será feita.

Continue a leitura e confira!

 

4 cuidados para antes de praticar esportes

 

1. Hidratação e alimentação

Antes de qualquer outra coisa, é essencial estar muito bem hidratado e alimentado. Praticar esportes em jejum, por exemplo, pode deixar o atleta enjoado e, nos piores casos, ele pode até mesmo desmaiar. É preciso ter energia para realizar a atividade sem maiores problemas — e é por isso que a alimentação saudável é indispensável.

Em relação à hidratação, não há nada que se compare à água. É muito melhor optar por ela do que por bebidas com açúcar, como energéticos, ou por isotônicos. Junto da alimentação, é a hidratação que irá garantir a saúde do atleta durante a prática.

 

2. Alongamentos

Outro cuidado muito importante que deve ser tomado antes de praticar esportes é visando a redução de lesões. Quando uma série de alongamentos é realizada, é como se nosso corpo fosse avisado de que atividades mais intensas estão por vir. Com isso, ele fica preparado e, consequentemente, pronto para melhores performances.

O ideal é que os alongamentos sejam feitos sempre antes e depois de praticar esportes. As séries de exercícios devem contemplar a maior parte dos músculos do corpo, de forma que toda a sua extensão esteja preparada para o esporte que virá em seguida.

 

3. Roupas confortáveis

Alguns esportes, como o futebol e o basquete, exigem uma quantidade de movimentos bem grande. Para que eles possam ser feitos com liberdade, a escolha da roupa é um ponto de extrema importância. Opte por roupas leves, não muito apertadas e por tênis confortáveis e que tenham um bom sistema de amortecimento.

Com isso, não apenas fica mais fácil praticar esportes como a redução de lesões também é favorecida — especialmente quando estamos tratando do calçado ideal. 

 

4. Local da prática

E falando em redução de lesões… Além das roupas e do alongamento, outro fator relevante para garantir essa redução é a escolha de um local adequado para a prática. Se as partidas forem disputadas em uma quadra com um piso ruim e de baixa qualidade no geral, crescem as chances de lesões.

É exatamente por isso que a escolha do local da prática não deixa de ser um dos cuidados antes de praticar esportes. É preciso escolher uma quadra cujo piso seja seguro e ofereça a alta performance necessária.

Para garantir que isso aconteça, uma das soluções mais interessantes é contar com o piso modular. Entre tantos outros benefícios, ele garante maior conforto para os atletas e deixa a prática de atividades diversas muito mais segura.

A instalação do piso modular em todo o Brasil está entre os serviços feitos pela Altipisos. Se você tem uma quadra e quer reformar com a melhor opção de piso, entre em contato ainda hoje e conheça!



E se tiver gostado do texto e quiser receber mais, não deixe de acompanhar a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail