Blog

Concreto permeável: conheça o material


Você sabia que o concreto é o segundo material mais consumido do mundo? Considerando números totais, ele só não é mais consumido que a água. Quando paramos para pensar em uma produção tão grande, não é de se surpreender que existam diversos tipos diferentes de concreto. Um deles, assunto do texto que a Altipisos trouxe hoje, é o concreto permeável.

Somente com seu nome já é possível ter uma ideia do que este material se trata: o concreto permeável é capaz de absorver certos volumes de água. Na sequência, nós te explicamos com mais detalhes o que é o concreto permeável, listamos suas principais vantagens e, por fim, mostramos como ele pode ser aplicado na engenharia esportiva.

Continue a leitura e confira!

O que é concreto permeável

Como já citamos, concreto permeável é aquele que tem a capacidade de absorver água. E isso é possibilitado por sua estrutura: apesar de ser muito similar ao concreto convencional, o concreto permeável é feito de uma maneira diferente. A proporção de agregados graúdos, ou seja, brita, é muito maior nele — enquanto a de agregados finos, isto é, areia, é muito menor (ou, em alguns casos, até mesmo inexistente).

E é essa diferença nos agregados que torna o concreto permeável. Com ela, o material fica com muitas cavidades que facilitam a passagem de água e de ar, o que, por sua vez, gera um índice de vazios bem maior que do concreto convencional. Com isso, a água que cai no concreto, quando em quantidades moderadas, é absorvida.

Principais vantagens

O fato de ter a capacidade de absorver água faz com que o concreto permeável tenha suas vantagens quando comparado ao convencional. A primeira delas é a redução de enchentes. Como a água é absorvida pelo concreto, a ocorrência de enchentes em locais que o utilizam como revestimento diminui drasticamente. Torna-se necessário que o volume de água seja realmente muito grande.

Além disso, ainda há os benefícios para quem passa pelo piso de concreto permeável. Com a absorção da água, o aparecimento de poças também é reduzido, o que é muito benéfico a qualquer pessoa que anda por ele.

Por fim, não podemos deixar de citar o benefício ambiental. Ao absorver a água, o concreto permeável permite que ela seja infiltrada para os aquíferos subterrâneos. Graças ao fato de as cavidades do material permitirem a passagem não somente de água, mas também de ar, as raízes das plantas presentes no local também ganham muito.

Aplicação do concreto permeável nas quadras esportivas

Mas, no final das contas, por que a Altipisos, especializada em engenharia esportiva, fez um texto sobre o concreto permeável? Isso mesmo: porque ele pode ser utilizado como piso de quadras esportivas. O piso de concreto já é visto em várias quadras, o que mostra que este material pode ser aproveitado nesses espaços.

E o concreto permeável também pode. Ambientes descobertos podem ganhar muito com a instalação de um piso feito com este material. Afinal, a prática de esportes não sofrerá com os dias de chuva como normalmente sofreria.

E você, já conhecia as possibilidades deste tipo de concreto? Curtiu conhecer o material? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, não deixe de acompanhar a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail