Blog

Como tornar os parquinhos acessíveis


Acessibilidade e inclusão são assuntos que nunca foram tão importantes quanto atualmente na nossa sociedade. Afinal, é preciso dar oportunidades a todas as pessoas, ou pelo menos à maior quantidade possível. Quando falamos de crianças, a importância do assunto fica até maior, visto que elas estão em desenvolvimento e precisam do convívio social mais do que nunca. É neste cenário que entram os parquinhos acessíveis.

Parquinhos infantis, os famosos playgrounds, estão entre os ambientes que mais promovem este convívio, além de serem os melhores espaços para desenvolver as habilidades físicas e motoras que serão utilizadas no futuro. Porém, é somente com os parquinhos acessíveis que crianças que possuem algum tipo de deficiência também podem ser incluídas em todo este processo.

Foi pensando na relevância deste assunto que a Altipisos trouxe todo um texto inteiramente dedicado ao assunto. Na sequência, nós te damos 4 dicas do que pode ser feito para deixar os parquinhos acessíveis. Continue a leitura e confira!

4 dicas para deixar os parquinhos acessíveis

1. Facilitar o acesso

Antes mesmo de facilitar e até permitir as brincadeiras, o primeiro passo é tornar o acesso possível para todos. Isso pode ser facilmente feito com a instalação de rampas e barras. As rampas são fundamentais para cadeirantes, ao mesmo tempo em que as barras ajudam aqueles que têm algum tipo de deficiência motora e possuem dificuldades no andar.

Tornar o acesso possível e facilitá-lo é uma ação que, logo de cara, terá como resultado o aumento do interesse por parte dessas crianças. Em diversos casos em que não existe um trabalho de inclusão, crianças deficientes podem se sentir excluídas e desmotivadas.

2. Instalar brinquedos inclusivos

Depois de possibilitar o acesso, é preciso possibilitar também as brincadeiras. Isso pode ser feito com a instalação de brinquedos inclusivos. Talvez os principais exemplos aqui sejam o balanço adaptado para cadeirantes e a gangorra adaptada para cadeirantes.

Em ambos os casos, os dois assentos são substituídos por outros maiores, que permitem a brincadeira para as crianças com esta deficiência. Outro fator essencial é ter também placas que indicam que o brinquedo é adaptado e ensinam os cuidados que devem ser tomados.

3. Não se esquecer dos bancos

Exemplos de ótimos parquinhos acessíveis vão além do acesso facilitado e dos brinquedos inclusivos. Alguns fatores que contribuem com a acessibilidade dos playgrounds estão nos detalhes. Dependendo da deficiência, pode-se estar lidando com crianças que não podem permanecer em pé por muito tempo. É por isso que os bancos, de preferência confortáveis, também devem fazer parte destes parques.

Isso se torna ainda mais importante quando consideramos outra possibilidade: muitas vezes é o acompanhante da criança que pode ter alguma deficiência. Em casos assim, é preciso oferecer um bom local para que ele faça companhia para a criança sem maiores problemas.

4. Contar com o piso modular

Por fim, a última dica que a Altipisos traz para tornar parquinhos acessíveis é a instalação do piso modular. Graças ao fato de ter um ótimo amortecimento, este piso é o recomendado para proporcionar mais conforto a qualquer um que anda ou corre por ele.

É inegável que o piso é muito mais confortável e seguro que o de areia e o de concreto, por exemplo, dois dos mais usados em parquinhos por aí.

E aí, gostou do texto? A Altipisos trabalha com a instalação de pisos modulares em todos os estados do Brasil! Basta entrar em contato conosco e nós podemos levar este piso inovador para o seu projeto!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail