Blog

Como funciona a base asfáltica em quadras esportivas?


A construção de uma quadra esportiva demanda materiais de qualidade, afinal, o piso dela afeta diretamente no desempenho e segurança de quem a usa. Entre os diversos materiais, está a base asfáltica, bastante utilizada principalmente em quadras de tênis.

O uso da base asfáltica em quadras esportivas é comum, porém desconhecida por muitos, devido a sua complexidade. É por isso que neste texto vamos falar em detalhes sobre o funcionamento da base asfáltica em quadras esportivas. Ah, além disso, vamos explicar se o uso dessa base é a melhor opção para sua quadra. Confira!

O que é a base asfáltica?

Muitas vezes confundida com a quadra de concreto, os pisos com base asfáltica são constituídos de diversas camadas. Ela pode ser usada para diversos esportes, mas como já foi dito, é mais usada em quadras de tênis.

O seu uso popular em quadras de tênis tem um motivo: a sua aderência e absorção de impacto ajudam no desempenho do atleta. Pelo esporte ser veloz, essas características são essenciais para que o atleta consiga executar bem os seus movimentos na quadra.

A base asfáltica em quadras esportivas

A base asfáltica é nada mais do que um conjunto de camadas, e nelas, vários materiais são utilizados. Confira a seguir as camadas presentes em uma quadra de base asfáltica:

1. Primeira camada

A primeira camada, do solo ao topo, é composta de pó de pedra, que compõem o macadame hidráulico. Vamos explicar de forma mais simples para ajudar no seu entendimento.

O macadame hidráulico é uma das camadas da base e é composto pelo pó de pedra, um agregado que é comprimido por um rolo liso. Com a ajuda da água, essa camada garante a base firme, que é necessária para as outras camadas a seguir.

2. Segunda camada

A segunda camada é o macadame betuminoso, que é composto por pedras e pedriscos de tamanhos específicos. Funciona de forma parecida com o macadame hidráulico, e é comprimida e espalhada na base. 

Nessa camada é preciso realizar um processo chamado emulsão asfáltica. Esse processo é feito para preparar a superfície e a proteger da umidade.

3. Terceira camada

Na terceira camada está presente mais pó de pedra em emulsão asfáltica. Aqui, novamente o processo deve ser feito havendo intercalação entre os britados e a emulsão. 

4. Acabamentos

As camadas finais da base asfáltica são os acabamentos, ou seja, a pintura e demarcação da quadra

As camadas podem variar um pouco de acordo com a empresa escolhida para sua aplicação, que em algum dos passos pode fazer pequenas modificações. 

Por que não usar a base asfáltica em quadras esportivas?

O piso esportivo asfáltico está suscetível a patologia, por três motivos comuns, que fazem este sistema apresentar problemas irreparáveis. Podemos começar citando a patologia vinda da amplitude térmica, que no Brasil é bastante frequente. Como exemplo de amplitude térmica podemos citar um dia de calor alto e uma chuva gelada repentina. 

Essa diferença de temperatura faz o piso, que estava dilatado devido a alta temperatura, sofrer uma retração abrupta, devido ao resfriamento rápido. Desta forma, pequenas fissuras surgem, e nelas entram água que, com o tempo, expulsam os materiais finos da base e geram aberturas em toda a quadra. 

Outro fator comum que causa a patologia, é a umidade ascendente. Por se tratar de um piso que retém grande volume de água, essa água, em dias quentes, com a evaporação, tende a querer sair do corpo da base. E assim, são formados pontos de fragilidade e descascamento da pintura que na maioria dos casos acaba afetando o próprio revestimento asfáltico.

O último fator e o mais singular, é o afundamento da superfície, que é inevitável nesse tipo de piso. Por ser um piso altamente flexível, em dias quentes a superfície é facilmente marcada, não retornando ao normal. Esse problema ocorre com apenas pequenos esforços apoiados no piso, como a própria marca do solado do calçado dos jogadores, por exemplo.

Em resumo, a base asfáltica em quadras esportivas é torna o piso descontínuo, por ser muito frágil comparado a qualquer outro piso esportivo. 

O uso da base asfáltica em quadras esportivas pode ser substituído por tecnologias novas e muitos mais vantajosas, como o piso modular, que é possível ser colocado sobre o piso asfáltico. Para conhecer tudo sobre o piso modular, é só acessar o site da Altipisos e conhecer o melhor da tecnologia para o piso da sua quadra!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail