Blog

Área externa permeável: como ter uma?


Pisos permeáveis são os produtos que foram idealizados e desenvolvidos com o objetivo de aliviar os efeitos de chuvas fortes, evitando alagamentos e enchentes ao escoar a água das chuvas. Inicialmente utilizados nas ruas para obter esse efeito, hoje eles já fazem parte de diversos lares brasileiros — cumprindo uma função de área externa permeável.

Com uma área externa permeável, as chuvas deixam de ser um problema ao mesmo tempo em que o espaço ganha um aspecto moderno e fica ainda mais bonito. Se você pensa em ter uma área externa permeável na sua casa mas ainda quer saber um pouco mais sobre a possibilidade antes de investir, este texto foi feito pensando em você.

Na sequência, você poderá ver quais são os benefícios de ter uma área externa permeável e ainda conhecer duas opções de pisos para instalar na sua casa. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os benefícios de uma área externa permeável?

A principal vantagem do piso permeável — que compõe a área externa permeável — é uma que já citamos na introdução: a altíssima capacidade de escoamento de água. Caso o seu ambiente não tenha nenhum tipo de cobertura, com a permeabilidade você não precisa se preocupar com os danos da chuva no seu piso.

Mas não é só isso. Outros benefícios de áreas assim incluem uma alta resistência por parte do piso — que não precisa passar por muitas manutenções —, uma função antiderrapante — que aumenta a segurança das pessoas que transitam pelo local —, e uma estética muito versátil — fazendo com que diversos estilos de decoração sejam capazes de incorporá-la.

Por fim, mais uma vantagem diz respeito à instalação. Pisos permeáveis, tanto os pisos de concreto permeável quanto o piso modular outdoor, têm a instalação e remoção facilitadas. Não é preciso passar por todo aquele quebra quebra característico de reformas para deixar sua área externa permeável.

Opções de pisos para uma área externa permeável

Piso de concreto permeável

O concreto é um material muito utilizado no mundo inteiro. Sua composição tem como base cimento, água, agregados e aditivos. O concreto convencional, no entanto, não tem função permeável. Sendo assim, como o concreto permeável existe? Como ele é feito?

A estrutura é a mesma; o que muda são as quantidades de cada agregado. Os agregados graúdos são muito mais abundantes no concreto permeável, enquanto os miúdos são pouco utilizados. Com isso, o material ganha cavidades que facilitam a passagem de ar e água. É isso que faz o concreto ser permeável.

Pisos de concreto permeável nada mais são que os pisos feitos com este material, levando a permeabilidade do material para o chão da sua área externa.

Piso modular outdoor

A outra opção de piso permeável para sua área externa é o piso modular outdoor. Os pisos modulares são as opções de revestimento que nós mais falamos por aqui; sendo fabricado com polipropileno e sendo muito usado em quadras esportivas, áreas de lazer, piscinas, stands e playgrounds.

Diferente do piso modular indoor — que é o mais comum de ser encontrado —, o outdoor não é liso; ao invés disso, ele é cheio de buraquinhos que dão a permeabilidade a ele.

E se você quer ter uma área externa permeável, saiba que você pode contar com a Altipisos nessa missão! Entre em contato conosco hoje mesmo e veja quais das nossas soluções podem ser aplicadas no seu espaço!

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo mais do nosso conteúdo, siga a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail