Blog

4 vantagens de ter uma quadra na escola


De todos os componentes essenciais de uma escola, incluindo as salas de aula e todos os materiais presentes nelas, a quadra é um dos mais importantes. Mas você sabe por quê? Conhece as principais vantagens de ter uma quadra na escola? Neste texto que a Altipisos preparou, nós explicamos.

Abaixo, você poderá acompanhar os 4 grandes benefícios de ter uma quadra na escola. Se você ainda não sabe muito bem quais são eles, continue a leitura e confira!

Conheça as 4 vantagens de ter uma quadra na escola

1. Promove a interação social

É inegável a importância que os alunos devem dar para aprender os conteúdos, tirar boas notas e passar de ano. Porém, o período escolar é muito mais que isso. É nesta época que o caráter é moldado e que a maioria das crianças têm contato com os amigos que levarão para o resto de suas vidas.

Justamente por isso a interação social é algo que também não pode deixar de ser levado em consideração. Ter uma quadra na escola e utilizá-la para a realização de atividades é o que pode fazer toda a diferença nesse processo de socialização, visto que é nela que as crianças terão ainda mais contato direto umas com as outras.

2. Contribui com a saúde física e mental

Por ser um espaço que auxilia os professores a promover atividades diversas, a quadra na escola automaticamente contribui com a saúde física dos alunos. As atividades praticadas nela ajudam com o condicionamento físico, ajudam as crianças a não serem sedentárias e ainda fazem bem para os ossos e articulações.

Mas não é só a saúde física que é privilegiada com a presença da quadra: a saúde mental também ganha muito com ela. Isso porque, entre os benefícios das atividades físicas, estão a diminuição do estresse e da ansiedade e a melhora significativa do humor. Além disso, há estudos que mostram que os exercícios facilitam novas conexões no cérebro, melhorando a memória e a concentração e, consequentemente, aumentando o rendimento nas aulas.

3. Incentiva a prática de diferentes atividades

A principal função de uma quadra na escola é, indiscutivelmente, servir como ambiente para a execução das aulas de educação física. Afinal, é somente em um espaço como este que os alunos têm espaço para executar as atividades propostas pelo professor. Na prática, isso quer dizer que exercícios dos mais diversos já são incentivados pela simples existência da quadra.

Em um mundo onde a tecnologia está tomando conta das preferências de lazer de quase todas as crianças, é o contato com os exercícios diferentes, por meio da quadra na escola, que é capaz de fazer elas se interessarem mais pelas atividades físicas. Dessa forma, todos os outros benefícios que citamos acima são muito facilitados.

4. Torna-se um espaço de eventos

Escolas são muito conhecidas por promoverem eventos em seus espaços físicos. Alguns exemplos muito comuns que costumam acontecer são as festas juninas, as apresentações de dança, as gincanas e os encerramentos de cada ano. No entanto, muitas vezes a escola não possui um espaço apropriado para receber estes eventos.

É exatamente aí que entra a última vantagem de uma quadra na escola que nós trouxemos. Ao investir em uma quadra de qualidade, a escola não só estará garantindo um local para as atividades físicas dos alunos, mas também um belo espaço para a realização de eventos internos.

E aí, viu como ter uma quadra na escola é algo que, inquestionavelmente, traz consigo só benefícios? A Altipisos trabalha com a instalação completa de quadras e está pronta para te atender! Entre em contato conosco hoje mesmo e veja o que podemos fazer por você e pela sua escola!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail