Blog

7 curiosidades sobre handebol que você (provavelmente) não sabia!


Apesar de não ser tão famoso no Brasil como o futebol e o vôlei, o handebol é um esporte bem conhecido ao redor do mundo. Ele consiste em dois grupos de sete jogadores se enfrentando no objetivo de marcar gols, só que com as mãos.

Para conhecer mais sobre esse esporte de quadra, confira nossa lista de 7 curiosidades sobre handebol! 

7 curiosidades sobre handebol


1. Origem

Para iniciar a nossa lista de curiosidades sobre handebol, nada melhor do que apresentar a origem do esporte. O handebol moderno nasceu na Alemanha, criado por um professor de educação física chamado Karl Schelenz, no ano de 1919. Chamamos de handebol moderno pois a prática de esportes de bola com a mão já existia desde os tempos antigos.

Inicialmente o esporte era praticado em campo, ao invés da quadra, que passou a ser o local oficial do esporte apenas em 1966. Outro fato interessante é que o esporte inicialmente era praticado por 22 jogadores, onze para cada time.

Depois de se espalhar por toda a Europa, a primeira partida internacional de handebol ocorreu em 1925, entre a Áustria e a Alemanha, com vitória da Áustria por 6 a 3.

2. Estreia nas Olimpíadas

A nossa segunda curiosidade sobre handebol é relacionada às Olimpíadas. Em 1934, o Comitê Olímpico Internacional decidiu incluir oficialmente o handebol nas olimpíadas. E em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, o handebol teve sua estreia oficial com o próprio país sede como vencedor, a Alemanha.

3. Só para mulheres

Para continuar com a nossa lista de curiosidades sobre handebol, te apresentamos um fato um tanto quanto inusitado. Quando o esporte começou a ser praticado, ele era exclusivo para mulheres. Apesar de não ser algo não muito comum no meio esportivo, o handebol não era praticado por homens até o ano da sua inclusão nas Olimpíadas.

Depois da inclusão dos homens no esporte, algumas regras foram criadas, como, por exemplo, o tamanho da bola. Para as mulheres a bola deve ser de até no máximo 56 centímetros de diâmetro e, para os homens, 60.

Ainda que existam muitos times masculinos de handebol, as mulheres dominam o esporte, principalmente na Rússia, que detém o maior número de conquistas na modalidade feminina.

4. Por que as bolas de handebol são tão sujas?

Este não é o primeiro fato sobre a bola que é usada que aparece aqui na nossa lista de curiosidades sobre handebol. Como você já sabe, o handebol é praticado com as mãos, e numa partida intensa o suor é inevitável. É por isso que os jogadores, principalmente os profissionais em competições, usam um tipo de cola para auxiliar a sustentação — o que acaba fazendo com que as bolas fiquem sujas.

5. Handebol de areia

Além do salão, outro local em que o handebol é praticado comumente é na areia. O handebol de areia começou a se popularizar na década de 80. Algumas coisas diferem o handebol de campo e de areia, como o número de jogadores, que, aqui, é de quatro para cada time. 

6. Handebol no Brasil

O Brasil é um dos países que mais joga handebol do mundo fora da Europa. O esporte chegou aqui na década de 30, mas só foi consolidado dez anos depois, com a criação da Federação Paulista de Handebol. Em 1979 foi criada a Confederação Brasileira de Handebol. Este órgão é responsável por todas as partidas profissionais do esporte no Brasil.

Em relação aos times, o handebol feminino possui uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1999 e em 2013 no Campeonato Feminino Mundial de Handebol. Apesar do bom desempenho, o time ainda não possui medalhas olímpicas. No handebol masculino, o time conquistou 3 vitórias nos Jogos Pan-Americanos.

7. Handebol no mundo

E, para fechar nossa lista de curiosidade sobre handebol, é interessante falar sobre a popularidade do esporte ao redor do mundo. Atualmente o handebol é praticado em mais de 180 países, com trinta milhões de jogadores profissionais e mais de um milhão de equipes.

E aí, curtiu as curiosidades sobre handebol que a Altipisos separou para você? Para mais conteúdos como esse, siga-nos no Facebook e Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail